Você está aqui: Página Inicial Honestidade no dia a dia Corrupção Turminha fala sobre combate à corrupção

Turminha fala sobre combate à corrupção

— registrado em: , ,

Malu: Pessoal, ontem eu saí com a minha mãe e vimos um cartaz que dizia que hoje é o Dia Internacional contra a Corrupção.

Malu
SolSol: E por que temos um dia só pra isso? Então, hoje não deveria ser feriado?

Malu: Não, Sol. Mas a minha mãe explicou que mesmo assim é um dia muito importante.

Munani: Por que, Malu?

Munani

 

Malu:  Foi no dia 9 de dezembro que o Brasil e mais 111 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

Sol: Convenção contra corrupção???

Rafinha

Rafinha: Há um tempo o professor Ari explicou esse negócio de Convenção. Ele falou que Convenção contra a Corrupção é como uma lei para o Brasil e os 111 países que a assinaram. Isso significa que esses países são obrigados a obedecer as regras da convenção.

Munani: E quais são as regras dessa convenção? O professor Ari também disse?

Rafinha: Ele disse que a convenção determina que os governos realizem ações eficientes contra a corrupção e que nós devemos apoiar.

Sol: Nós podemos fazer alguma coisa contra a corrupção?

Malu: Claro, Sol. Todos podem. Os adultos e os jovens podem, por exemplo, acompanhar as ações dos nossos governantes, exigir transparência em tudo que eles fizerem. Não podemos permitir que os políticos se beneficiem com o nosso dinheiro.

Sol: E as crianças?

Malu: Nós devemos agir honestamente, desde cedo, com nossos amigos, com todo mundo. Podemos também lembrar nossos pais de sempre agirem de forma correta e ficarem de olho para que o dinheiro público seja usado para todos terem acesso à saúde, educação, lazer.

Malu

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais