Você está aqui: Página Inicial Honestidade no dia a dia Corrupção

Conversa sobre combate à corrupção

— registrado em: , ,

cabeçalhoEntre em contatoVai para a página mas, por que?Blog da Malu

Rafinha diz:

Eu não entendo... Pra que existe um Dia Internacional contra a Corrupção?

Ari diz:

Pra refletir e pra lembrar um importante acontecimento: no dia 9 de dezembro de 2003, 111 países, inclusive o Brasil, assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

Malu diz:

Não entendo essa história de convenção... Eu aprendi com a minha avó Zita que corrupçãoCorrupção: Usar o emprego para ter vantagem sobre alguma coisa. Exemplo: o funcionário que trabalha no hospital pega escondido remédio que tinha que ser distribuído aos doentes e o vende para uma farmácia. Nesse caso, quem compra o remédio que o funcionário pegou também comete o crime de corrupção, pois ele teve vantagem ao comprar mais barato o remédio de forma ilegal. é uma questão prática: a gente não pode ser corrupto e tem que denunciar os corruptos. Que diferença fazem essas assinaturas?

Ari diz:

Ótima pergunta, Malu! A Convenção contra a Corrupção funciona como uma lei para os países que a assinaram. Isso quer dizer que esses países são obrigados a obedecer as regras da convenção. Na prática!

Rafinha diz:

E o que essa convenção diz?

Ari diz:

Ela determina que os governos realizem ações eficientes contra a corrupção, e que a sociedade apóie os governos nesse desafio, exigindo transparência, fiscalização e controle.

Malu diz:

Que ações eficientes são essas?

Ari diz:

Por exemplo: todos os países que assinaram a convenção devem cooperar para recuperar  dinheiro desviado, e punir os crimes de subornoSuborno: É a prática de prometer, oferecer ou pagar a uma autoridade, governante, funcionário público ou profissional da iniciativa privada qualquer quantidade de dinheiro ou quaisquer outros favores para que a pessoa deixe de se portar eticamente com seus deveres profissionais. É um crime na maior parte dos quadros jurídico-legais de todo o mundo. A palavra corrupção muitas vezes é usada para significar suborno. No entanto, suborno é apenas uma das formas do crime de corrupção. No Brasil, a palavra propina é um sinônimo para suborno, especialmente quando as quantias envolvidas não são elevadas. e lavagem de dinheiro.Lavagem de dinheiro: Também pode ser chamada de branqueamento de capitais. Essas expressões se referem às práticas que têm por finalidade esconder a origem ilícita de determinados ativos financeiros ou bens patrimoniais. É dar aparência de dignidade a dinheiro de origem ilegal. A expressão resulta do fato que o dinheiro adquirido ilegalmente é sujo, devendo ser “lavado” ou “branqueado”.A convenção também fala que os países devem melhorar a legislação em questões como financiamento de campanhas eleitorais e prestação de contas.

Rafinha diz:

Nossa! Então são muitas questões em jogo, né!

Ari diz:

Isso mesmo, Rafinha. Combater a corrupção não é fácil. Envolve as leis e as ações dos governantes. Mas, se cada um fizer a sua parte, temos muito mais  chance de vencer essa luta!

Ari diz:

Gravem isso, meninos: honestidade é coisa séria, e deve estar presente nas pequenas ações do dia a dia, desde a infância!


 

Rafinha

Malu

 

professor Ari

rodape_chat.jpg

 

 Blog da Malu   |   Vídeo: "o que você tem a ver com a corrupção?"  |  Área do professor 

 

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais