Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Meio ambiente / As crianças não querem mais enchentes

As crianças não querem mais enchentes

homem_enchente_guarda-chuva

Com frequência assistimos tragédias provocadas pelas chuvas em vários estados do país. Tantos mortos no estado do Rio de Janeiro, depois do soterramento de casas construídas nas encostas dos morros, a cidade de São Paulo inundada com o transbordamento de vários rios, pessoas desabrigadas e perdendo seus bens, adquiridos com tanta dificuldade... Enfim, as consequências das fortes chuvas são graves, mas, o pior, é que todo verão a cena se repete.

 

Muitas dessas tragédias poderiam ser evitadas se houvesse mais cuidado com o meio ambiente e melhor planejamento urbano. O poder público não deveria permitir a construção de casas em locais de risco, como a encosta dos morros, boeiroe precisaria evitar o acúmulo de lixo nos bueiros e leitos dos rios, uma das causas das enchentes. A impermeabilidade do solo é outra causa que também poderia ser evitada se houvesse mais áreas verdes nas cidades. São Paulo, por exemplo, está totalmente tomada pelo asfalto e concreto, e como a água das chuvas não consegue escoar para o subsolo, acaba inundando ruas e casas.

 

sol_boeiro

Mas não é apenas o Estado o responsável. Cada um de nós pode fazer a sua parte, como, por exemplo, não jogando lixo na rua. Felizmente, muitas crianças já tomam consciência da importância de cuidar do meio ambiente. Algumas delas, leitoras do site da Turminha, escreveram uma estória onde mostram sua preocupação com o tema. Elas não querem mais enchentes e tentam educar o personagem Sugis Mundo (nome dado por elas) a não sujar as ruas e a mudar suas atitudes destrutivas em relação aos animais e à natureza. Leia aqui a estória contada por elas.

 Texto publicado em janeiro de 2011

registrado em: , ,