Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Honestidade no dia a dia / Trabalho Escravo

A escravidão acabou no Brasil?

Maressa: Gente, vocês sabem por que o dia 13 de maio é o Dia da Abolição da Escravatura?

Ari: Eu sei! Foi nesse dia, em 1888, que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que oficialmente libertou os escravos.

Maressa: Ué? Mas eu li uma notícia, na semana passada, sobre muitos trabalhadores escravos serem libertados lá no Pará...

Ari: Ah, sim... É que até hoje, em vários lugares do mundo, existem pessoas que trabalham sem documentos, com jornadas de trabalho abusivas, e que vivem e prestam serviço em condições que oferecem risco à saúde e à vida delas. Eles até sofrem violência, maus-tratos e muitos nem mesmo podem sair do lugar onde trabalham.

Rod: Por que não podem sair? Ficam presos, tipo em prisões ou com correntes?

Ari: Bom, vou tentar explicar... É que uma das coisas que mudou com a Lei Áurea é que uma pessoa não pode mais ser legalmente dona de outra, ou seja, ter um documento de posse. Os escravos de hoje não ficam acorrentados, mas não podem sair porque são ameaçados de violência ou de morte. Eles também ficam presos a dívidas ou são colocados tão isolados em lugares muito longe de tudo, sem transporte, e assim dificultar que fujam. Isso é chamado de trabalho semelhante ao de escravo, ou análogo ao de escravo.

Vó Zita: Explicou muito bem, Ari! Antes eu pensava que essas histórias só aconteciam nas fazendas. Mas eu soube que até em cidade grande tem... Lá em São Paulo, por exemplo, há brasileiros e estrangeiros que trabalham em condições bem parecidas com essas, geralmente fazendo roupas, e bem na capital! Um absurdo!