Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Eleições / Você sabia? Aprenda algumas curiosidades sobre política e eleições / Pequena história das eleições diretas

Pequena história das eleições diretas

Dante de Oliveira, deputado federal em 1983, apresentou o primeiro projeto de emenda à Constituição que propunha a realização de eleições diretas para presidente da República, ou seja, o povo escolheria diretamente, por meio do voto individual, quem seria elegido para esse cargo.

A emenda não foi aprovada, apesar de ter recebido a maioria dos votos na Câmara.

Com a derrota da proposta, as eleições que iriam escolher o sucessor do presidente da República João Figueiredo, primeiro presidente civil após 20 anos de regime militar, foi realizada por um colégio eleitoral formado pelo Congresso Nacional e por representantes das Assembleias Legislativas dos Estados. Era o fim da ditadura. Por meio de eleições indiretas, Tancredo Neves foi eleito, em 1985, como presidente do Brasil, e José Sarney, como vice-presidente.

 

 Eleito, Tancredo afirmou:

 "Esta foi a última eleição indireta do País. Venho para realizar urgentes e corajosas mudanças políticas, sociais e econômicas, indispensáveis ao bem-estar do povo."


Fonte: R7 (http://noticias.r7.com/brasil/noticias/confira-a-cronologia-das-eleicoes-diretas-20091115.html)

 

Eleitoral - Malu urna