Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Direitos das crianças / Saúde / Turminha lembra datas sobre saúde e nutrição

Turminha lembra datas sobre saúde e nutrição

Todo dia, alguém da Turminha do MPF comenta que está com muuuita fome. Pode ser na hora do recreio, durante um passeio ou vendo televisão em casa. Mas para matar a fome, não basta sair comendo qualquer coisa em qualquer quantidade. É preciso estar atento para que a alimentação seja adequada e saudável.

Para marcar a importância da alimentação saudável na vida das pessoas, foi escolhida uma data especial de reflexão sobre os hábitos alimentares. É o Dia da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 de março. A data também serve para que as instituições, públicas e privadas, pensem em maneiras de contribuir para um desenvolmimento sustentável nessa área.

Quem sempre está de olho na alimentação da Turminha é a Vó Zita. Quando estão reunidos nos lanches, entre um bolo e um suco, ela costuma lembrar que é importante comer diferentes tipos de alimentos todos os dias, nas quantidades certas, para receber as calorias e nutrientes indispensáveis à saúde.

Vale lembrar que algumas crianças precisam de cuidados especiais na alimentação para que a saúde não seja comprometida. Para quem passa por essa situação, foi divulgada na imprensa uma notícia importante: a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, em março, proposta que obriga as escolas públicas a oferecerem merenda especial para alunos com restrições alimentares.

Conforme o texto aprovado, o cardápio escolar deverá ser realizado com indicação médica e acompanhamento de nutricionista, seguindo as características alimentares regionais como prevê o Programa Nacional de Alimentação Escolar. O projeto de lei deverá seguir para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.

Aproveitando o assunto, a Turminha quer lembrar também o Dia Mundial da Saúde - 7 de abril. Nesse dia, em 1948, foi criada a Organização Mundial de Saúde com o objetivo de manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo.

Por meio de ações, é necessário passar informações sobre higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, entre outras, e alertar para os principais problemas que podem atingir a população. Dessa forma, os governantes podem fazer um trabalho preventivo e diminuir gastos com a saúde pública.

Além disso, é sempre bom reforçar que saúde é um direito de todos!

Fontes:
www.brasilescola
www.globo.com

Conteúdo relacionado
A merenda da sua escola é gostosa?
registrado em: ,