Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Direitos das crianças / Saúde / Saúde da mamãe e do bebê / Por que criança nasce sem enxergar coisas?

Por que criança nasce sem enxergar coisas?

Essa foi a pergunta que o Wandynei, de 13 anos, fez à Turminha do MPF.

Quando o bebê nasce ele não enxerga muito bem porque sua retina ainda não está totalmente desenvolvida. A retina é uma fina e transparente membrana, sensível à luz, que cobre o fundo do olho e  nos permite enxergar. Na verdade ela é uma parte do cérebro, a única que pode ser vista sem dissecação.

O bebê nasce com a visão periférica (a habilidade de ver para os lados) e gradualmente adquire a habilidade de focar em um único ponto no centro do seu campo visual. Ele gosta de olhar para objetos a distância de 20 a 40 centímetros diante dele.

Quando nasce ele é extremamente sensível à luz intensa e por isso suas pupilas são contraídas (pequenas) para limitar a quantidade de luz que entra nos seus olhos. Com duas semanas de vida as pupilas começam a aumentar, permitindo que ele veja uma gradação mais ampla de tons claro e escuro. Quanto mais contraste houver em uma imagem ou objeto mais ele prestará atenção nele, e por isso fica mais atento a figuras em preto e branco ou que tenham cores muito contrastantes

A visão das cores não amadurece antes dos quatro meses de idade e ele não consegue diferenciar muito bem as tonalidades de cores parecidas, como o verde e o turquesa. Com um mês o bebê ainda não pode ver muito claramente além de 30 centímetros, mas observa atentamente o que consegue enxergar dentro dessa distância. Gradualmente a extensão da sua visão alargará.

Nas suas primeiras semanas o bebê tem dificuldade de acompanhar movimentos, mas isso muda drasticamente com dois meses, quando seus olhos têm mais coordenação para mover-se e focar ao mesmo tempo. Logo ele estará pronto para olhar um objeto movendo-se através de um meio círculo diante dele. Essa crescente coordenação visual também lhe dará percepção de profundidade para acompanhar objetos que se movem em sua direção ou se afastam dele.

Por volta dos três meses a visão à distância do bebê também se desenvolve e aos quatro meses você vai vê-lo encarando a televisão que está bem longe ou olhando através do vidro. Estes são indícios que sua visão a distância está totalmente desenvolvida.

A visão das cores do bebê amadurecerá mais ou menos na mesma época. Com um mês ele será bastante sensível à claridade ou intensidade das cores e preferirá olhar nitidamente para objetos com cores muito contrastantes ou em branco e preto.

As calmas cores pastéis, que normalmente são usadas para os recém nascidos, não são de fato apreciadas por eles por causa de sua limitada visão das cores. Por volta dos 4 meses o bebê finalmente será receptivo a inteira extensão das cores e suas várias gradações.

Fontes:

  • Caring for Your Baby and Young Child: Birth to Age 5 - Steven P. Shelov – The American Academy of Pediatrics
  • Anatomy and Physiology, 4/e - Kenneth Saladin, Georgia College and State University 

 

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas por outras crianças (e suas respostas)  e também a nos enviar as suas dúvidas.