Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Direitos das crianças / Lazer / Turminha dá dicas de atividades físicas divertidas

Turminha dá dicas de atividades físicas divertidas

rod copa

Sabia que existe um monte de atividades físicas bem legais que podemos praticar?  Sabia também  que tem muita criança e adolescente que não gosta de fazer nenhuma atividade física? Dizem que é cansativo, que têm preguiça... Mas fazer atividade física, além de divertido, proporciona benefícios para nossa saúde. Melhora a capacidade do coração e de respiração, por exemplo. Ficamos mais rápidos e fortes.  Desenvolvemos habilidades psicomotoras (reflexos), como lateralidade; também desenvolvemos as percepções auditiva, visual e de tato, além de noções  de espaço, tempo e ritmo. Ufa! São muitos benefícios e podemos encontrá-los em diversas modalidades. Então, xô preguiça, vamos agitar!

Natação: essa atividade é muito legal, ainda mais para quem gosta de praticar esportes na água, porque contribui para o desenvolvimento do cérebro. Ajuda a gente a conviver com os outros e a conhecer as nossas emoções. Melhora a postura, aumenta a capacidade cardíaca e a resistência do organismo às doenças. A natação também fortifica a musculatura e o sono  fica mais tranquilo. O apetite também aumenta com esse exercício. É ótimo para prevenir ou se recuperar de doenças como asma, bronquite e de problemas nos ossos. Mexe com todos os músculos. É uma atividade divertida que pode ser feita em piscinas aquecidas ou não.

Tênis:  é um esporte divertido e educativo. Desenvolve a coordenação motora, a capacidade aeróbica, fortalece e tonifica a musculatura, estimula a disciplina e os reflexos, ajuda na coordenação dos movimentos, na velocidade, na agilidade e na flexibilidade, assim como no sentido de responsabilidade. A atividade também desenvolve a aprendizagem, cria um sentido competitivo e reforça o valor do trabalho e do esforço.

Futebol: é um fenômeno mundial. Todas as crianças gostam desse esporte e seus benefícios são muitos. Aumenta a potência muscular das pernas, melhora a capacidade cardiovascular, estimula a velocidade e a coordenação motora. Aumenta também a potência do salto. O futebol, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é um instrumento educativo valioso que pode ajudar as crianças a superarem traumas e frustrações. Então, vamos chamar os amigos para jogar uma pelada?

Voleibol: é um esporte muito legal que pode ser jogado na quadra ou na areia. Ajuda na coordenação motora, dá mais equilíbrio e reflexo e auxilia no desenvolvimento da estrutura óssea.

Basquete: essa modalidade é praticada em quadras poliesportivas. É um esporte que desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio de espaço. Possibilita também a integração social e o espírito de equipe, aumentando a autoestima e a competitividade saudável. Pode ser praticado ao ar livre, em clubes, parques e escolas. Chame os amigos e monte seu time.


Fonte: Guia Infantil
 

registrado em: ,