Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Direitos das crianças / EducaçãoX / Turminha destaca importância da alfabetização

Turminha destaca importância da alfabetização

Juntar as letras, formar as palavras e entender as frases. Esse é um momento marcante na vida de cada pessoa. Saber ler, escrever e interpretar permite ampliar o conhecimento do mundo, expressar ideias, sentimentos, conhecer outras culturas, desenvolver a criatividade. É uma maneira de fazer parte da sociedade, de se sentir cidadão.

Os amigos da Turminha sabem muito bem como esse aprendizado é importante. Depois da alfabetização, a Sol, por exemplo, pôde finalmente escrever no seu diário segredos e histórias que estavam na sua imaginação. Munani adorou aprender palavras em português na escola da cidade, enquanto continuou estudando o “nheengatu”, a língua da sua aldeia. Já Rafinha sempre ouviu dos pais que “a leitura é a porta do mundo”. Por isso, na casa dele tem uma regrinha: para cada hora de televisão, tem que ter uma hora de leitura.

Vale destacar que a Turminha aprendeu a gostar de ler com a ajuda do professor Ari e da Vó Zita. Apaixonada por livros desde criança, a vó da Malu montou uma verdadeira biblioteca em sua casa, onde costuma receber amigos para conversar, contar histórias e trocar experiências. Já o professor Ari mostrou aos alunos os benefícios da leitura diária, entre eles, contribuir para obtenção de mais conhecimento e ajudar as pessoas a enfrentar os desafios da vida, do trabalho e dos estudos.

Motivos não faltam para celebrar a alfabetização. Saber ler e escrever é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e, consequentemente, para o desenvolvimento dos países. Por isso, há quase 50 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Alfabetização – 8 de setembro. A data serve para estimular o aprendizado em diversos cantos do mundo e reafirmar que o assunto deve ser visto como prioridade.

Aproveitando o assunto, a Turminha pesquisou algumas dicas de como o ambiente de casa pode ficar mais favorável à alfabetização:

  • colocar uma lousa com giz em local próximo das crianças para que possam desenhar e escrever;
  • pedir ajuda dos filhos na hora de escrever a lista de compras;
  • reservar um horário do dia para contar e ler histórias para os filhos;
  • mostrar letras e palavras nas embalagens dos produtos na hora das refeições;
  •  deixar o filho escrever o nome dele e dos convidados no convite de aniversário;
  • espalhar bilhetes pela casa e pedir às crianças que respondam da mesma forma;
  • jogar “forca” ou “adedonha”  para estimular a criatividade da crianças;
  • permitir que as crianças mexam à vontade nas estantes de livros da casa.

 

Fontes:
Site Educar para Crescer
Site Brasil Escola

registrado em: