Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Direitos das crianças / Alimentação / Alimentação Saudável / Grupos alimentares: a combinação é o segredo

Grupos alimentares: a combinação é o segredo

Texto publicado em 2010

 

Existem cinco grupos alimentares, e nenhum grupo é mais importante que outro. Eles são igualmente importantes para o desenvolvimento, crescimento e saúde das crianças.

Da mesma maneira, os alimentos não são "bons" ou "ruins". O importante é ter bom senso, buscando sempre o equilíbrio e a moderação.

Por exemplo: se você escolher um alimento que contenha mais gordura ou açúcar, combine com outros mais leves.

Mas, para isso, é importante conhecer cada um dos grupos:

 

  •  Grupo 1 

Os alimentos ricos em carboidratos, que fornecem as calorias necessárias para o crescimento e para as atividades diárias.

São ricos em fibras e vitaminas do complexo B. Mais da metade das calorias de que precisamos vem de alimentos deste grupo. Por isso, precisam ser ingeridos em maior quantidade.

É importante que eles estejam presentes no café da manhã, no almoço e no jantar, na forma de pães, biscoitos, torradas, cereais, arroz, batata, mandioca, macarrão ou outros tipos de massas.

Também são ótimas opções de lanches.

 

  • Grupo 2

Alimentos ricos em proteínas, essenciais ao crescimento da criança. Fornecem ferro e vitaminas. Ideais no almoço e no jantar, na forma de carne de vaca e de frango, peixes, fígado, ovos, feijão, lentilha, ervilha, salsicha, peru.

 

  • Grupo 3

Formado pelos vegetais e legumes, que fornecem vitaminas, minerais e fibras, e ajudam na manutenção e funcionamento do corpo. São exemplos os vegetais de folhas verde-escuras e legumes amarelos, como a cenoura e a abóbora. Podem ser crus ou cozidos.

 

  • Grupo 4

Formado pelas frutas. Elas são ricas em vitaminas, principalmente a vitamina A e a vitamina C, minerais e fibras. O ideal é comer uma fruta rica em vitamina C todos os dias ou tomar um suco dessas frutas, como laranja, morango, kiwi, limão, goiaba, caju.

 

  • Grupo 5

Formado pelos laticínios leite, iogurte e queijo. Eles fornecem cálcio, fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento dos ossos, e, também, proteínas.
 

  • Outros

Alimentos ricos em óleos, gorduras e açúcares – como frituras, bacon, maionese, manteiga e margarina, salgadinhos, batata frita, pizzas, doces, balas, refrigerantes - devem ser consumidos em menor quantidade e frequência. Não fazem mal, mas também não fazem bem, uma vez que são muito calóricos e pobres em nutrientes.

NÃO devem substituir os alimentos dos cinco grupos.

Crianças habituadas a abusar de guloseimas e outros alimentos deste grupo podem apresentar sobrepeso ou problemas nutricionais, como anemia (que pode causar debilidade e fraqueza).


 

registrado em: ,