Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Direitos das crianças / Alimentação / Alimentação Saudável / Dicas para uma alimentação saudável

Dicas para uma alimentação saudável

Coma mais vezes e em menor quantidade
Coma sempre entre cinco e seis refeições ao dia. Assim, você mantém o corpo nutrido o dia todo e evita os períodos longos de jejum. Neles ocorre redução na glicemia (taxa de açúcar no sangue) e também redução no metabolismo, pois o corpo poupa energia para o período sem alimento. O número maior de refeições também contribui para evitar a fome, que faz com que as pessoas comam mais.

Coma frutas diariamente
As frutas são alimentos ricos em vitaminas e fibras. Como possuem vitaminas antioxidantes, o consumo de três delas ao dia reduz o risco de cânceres. Apresentam poucas calorias, apesar de algumas, como a banana, serem consideradas muito calóricas. Mas depende da quantidade e da freqüência de consumo. Uma banana pequena tem as mesmas calorias que uma maça ou uma pêra, por exemplo.

Coma vegetais e hortaliças diariamente
Os vegetais são alimentos ricos em vitaminas – as mais variadas e em diferentes concentrações – e em fibras, que estimulam a saciedade e melhoram o funcionamento intestinal. Eles devem fazer parte do cardápio diário, compondo uma alimentação balanceada.

Evite frituras e alimentos gordurosos
Use pouco óleo e abuse de temperos como alho, cebola, ervas aromáticas. Sua comida ficará mais saborosa e saudável. Evite também frios e embutidos, como presunto, salame, mortadela, queijos amarelos (quanto mais amarelo o queijo, mais gordura ele tem), bacon, salsichas, linguiças, etc. Retire toda a gordura visível das carnes e também a pele do frango antes de seu preparo, e dê preferência aos grelhados, assados e cozidos.

Beba bastante água
Procure beber pelo menos oito copos de água por dia.
 

registrado em: ,