Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Datas especiais / SETEMBRO / Em apoio à luta da pessoa com deficiência

Em apoio à luta da pessoa com deficiência

A Turminha não deixa passar datas importantes. Uma delas é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e comemorado em 21 de setembro. A data foi escolhida por coincidir com o Dia da Árvore e por ser perto da primavera, simbolizando a renovação da luta das pessoas com deficiência por maior inclusão social em nosso país.

Nessa ocasião, são discutidos temas como qualificação profissional, garantia de transporte gratuito, desafios e conquistas para as pessoas com deficiência. É um momento especial para que o respeito às diferenças seja observado em nossa sociedade.

A data também é um bom motivo para a Turminha contar uma novidade. Depois de receber ajustes recentemente, um sistema utilizado no MPF para receber manifestações do público em geral - chamado Sistema Cidadão do MPF – garantiu mais acessibilidade aos usuários com deficiência visual. Agora, a ferramenta está de acordo com os padrões exigidos pelo Modelo de Acessibilidade do Governo Federal  (e-MAG).

Vale destacar que servidores com deficiência visual da instituição atuaram nos testes humanos do Sistema Cidadão. Um deles ressaltou que “a criação de uma cultura de inclusão é fundamental na Administração Pública, e o Ministério Público - por ser referência nessa questão - deve dar o exemplo”.

Fontes:
Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

registrado em: ,