Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Datas especiais / ABRIL / Páscoa / Turminha em clima de Páscoa

Turminha em clima de Páscoa

sol_pascoa.gif“Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim...”  Nesta época do ano, a Turminha não tira essa musiquinha da cabeça. É uma forma de entrar no clima da Páscoa, que este ano será celebrada no dia 5 de abril.

Ao cantar essa música, alguém sempre pergunta: como surgiu mesmo essa tradição de ovo de Páscoa? E como o coelho entrou nessa história? Na Antiguidade, o costume de presentear as pessoas com ovos pintados era relacionado com a chegada da Primavera. Depois, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa, pois os cristãos consideravam o ovo um símbolo de renascimento, renovação. A partir do século XIX, os ovos de chocolate tomaram conta da comemoração.

Já o coelho está relacionado à data porque é um animal que se reproduz rapidamente e representa fertilidade e vida nova. Pão, vinho, círio pascal (vela que queima sobre o altar), colomba ou pomba pascal (pão feito com frutas desidratadas), sinos e girassóis são outros símbolos menos conhecidos associados à Páscoa.

Na culinária, Vó Zita está acostumada a fazer delícias para a Turminha na Páscoa. E aproveita para deixar aqui uma receita bem fácil de bombons de chocolate. Os ingredientes são: 3 xícaras (chá) de leite em pó, 3 xícaras (chá) de achocolatado e 1 lata de leite condensando. Modo de preparo: Numa tigela misture bem o leite em pó, achocolatado e o leite condensado. Com as mãos, faça bolinhas, coloque em forminhas de papel e leve à geladeira por 20 minutos para firmar. Retire os bombons da geladeira e passe no cacau em pó.

Outra sugestão da Turminha é pintar ovos de galinha, rechear com balas ou chocolates e dar de presente para os amigos. Confira aqui como fazer.

Feliz Páscoa para todos!

Fonte:
Brasíl Escola

 

registrado em: