Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Datas especiais / NOVEMBRO / Dia do Diabético

Dia do Diabético

 

Ari entrevista 

    Oi, Turminha. Hoje vou explicar para vocês algo muito importante. Vocês sabem o que é diabetes? É uma doença que atinge crianças e adultos. No dia 21 de novembro é comemorado o dia do diabético, então vamos entender como isso acontece.

     Diabetes é uma doença causada pelo aumento da quantidade de açúcar no sangue, que acontece ou por falta de produção ou por dificuldade na ação da insulina. Grande parte dos alimentos que ingerimos são trasformados em glicose (açúcar), que é levada ao sangue até as células, onde são usadas como fonte de energia.

     Para facilitar esse transporte, nosso pâncreas, uma glândula de cerca de 15 centímetros que fica perto do nosso estômago, produz um hormônio chamado insulina, que quima a glicose do sangue, diminuindo o nível de açúcar. Quando o corpo não produz insulina ou ela é insuficiente, surge o diabetes.

            Turminha, vocês sabiam que existem dois tipos de diabetes? O mais conhecido é o diabete mellitus, também conhecido como diabetes tipo 1. Ele atinge crianças e adultos, na faixa de 1 a 30 anos de idade e é genético, quando a pessoa nasce com a doença. Nesse caso, o corpo da pessoa produz pouca ou nenhuma insulina.  Para facilitar esse transporte,

O outro tipo de diabetes é o tipo 2. Geralmente, atinge pessoas os adultos, quando o corpo cria uma resistência à insulina. Então mesmo produzindo o hormônio, o organismo não queima o açúcar do sangue.

          As pessoas com diabetes, geralmente, têm que aplicar uma injeção de insulina diariamente e é importante que tenham uma alimentação saudável, porque o excesso de glicose no sangue deixa a pessoa fraca, impossibilitando-a de fazer muitas coisas.

Os principais sintomas do diabetes são:

 

  • muita sede ou fome;

  • cansaço;

  • micção (xixi) frequente;

  • demora na cicatrização de feridas;

  • perda de peso;

  • infecções frequentes;

  • visão turva; e

  • coceira na pele.

Sol destaque 

Amigos da Turminha, se os sintomas aparecerem, é importante procurar um médico para saber que tipo de diabetes a pessoa tem. O nível de açúcar no sangue deve ser verificado por um especialista, que decidirá o tratamento adequado para cada pessoa. O médico  ajuda o diabético a escolher uma forma de tomar a insulina que se ajuste às suas necessidades. As opções são: caneta aplicadora, seringa ou bomba de infusão de insulina, um aparelho que tem mais ou menos o tamanho de um cartão de crédito e é bem levinho. Ele tem a função de transportar a insulina pela pele, evitando que as pessoas levem injeções todos os dias. Esse aparelho também ajuda a controlar o nível de glicose no sangue, pois ele emite sinais para mostrar se o nível está alto ou baixo. Assim, as pessoas controlam o que podem ou não comer.

              Pessoal, é importante dizer que a criança diabética tem de ser alimentar como qualquer outra de sua idade, não pode comer pouco e deve manter um alimentação balanceada. A Turminha já deu dicas de alimentação saudável, como comer frutas, legumes e cereais. http://www.turminha.mpf.gov.br/direitos-das-criancas/alimentacao.  

 

           O site da Turminha também já mostrou os grupos alimentares para você saber o que é melhor comer mais e o que deve ser evitado. Clique na imagem para saber mais.

 

 

 piramide de alimentos

 

 

               O dia a dia do portador de diabetes é praticamente igual ao de uma pessoa que não tem a doença, mas é preciso medir com frequência o nível de açúcar no seu sangue, se alimentar de forma saudável e não esquecer de praticar exercícios físicos.

 

 

Glossário:


Glicose Insulina: é um tipo de açúcar que exerce um papel muito importante. É a principal fonte de energia para nosso corpo. Após o consumo de qualquer alimento, a glicose é absorvida pelo intestino, percorre pelo sangue, e sua energia pode ser imediatamente usada por todas as células ou armazenada para uso posterior.


Pâncreas: é um órgão que fica atrás do estômago e que contém as chamadas células beta, responsáveis por levar a insulina ao nosso sangue. 

Insulina:  é o hormônio responsável por diminuir os níveis de glicose no sangue.

Fonte: Comunidade de diabetes, Educar para crescer, Tio Julião, Portal diabetes.