Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Datas especiais / NOVEMBRO / Comemore o Dia Nacional da Alfabetização

Comemore o Dia Nacional da Alfabetização

icone-maressa.gif Sor-ve-te. Es-co-la. A-mi-za-de. A emoção de juntar as letras, as sílabas e entender as palavras ninguém esquece. Por isso, a Turminha quer lembrar o Dia Nacional da Alfabetização – 14 de novembro. Instituído em 1966, o dia foi escolhido em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura, em 1930.

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. Saber ler e escrever é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e, consequentemente, para o desenvolvimento do nosso país. Pode ser considerada a primeira etapa do processo de inclusão na sociedade.

Os métodos mais usados no processo de alfabetização normalmente levam os nomes de seus precursores, como Jean Piaget (filósofo suíço dedicado ao estudo do conhecimento), Montessori (Maria Montessori era uma educadora italiana) e Paulo Freire (educador e filósofo brasileiro). Para que funcione de forma eficaz, cada método deve ser adaptado à idade, ao contexto social e às necessidades de quem aprende. A alfabetização de crianças, por exemplo, é diferente do processo direcionado a jovens ou a adultos.

De qualquer forma, um dos principais suportes para a alfabetização é a leitura. Ler com frequência facilita a fixar a grafia correta das palavras e possibilita viagens imaginárias por diferentes cidades sem sair do lugar.

Que tal, então, aproveitar o Dia Nacional da Alfabetização para ler histórias divertidas em voz alta ou brincar de adedonha com os colegas?

Fontes: 

portaleducarbrasil.org.br
www.brasilescola.com