Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Turminha comemora o Dia das Crianças

Turminha comemora o Dia das Crianças

— registrado em:

Munani andando com o pé de lataO dia das Crianças está chegando. Todo mundo fica ansioso para saber o que vai ganhar de presente e para se divertir muito. Mas alguém sabe de onde veio essa data comemorativa?

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de criar um dia em homenagem às crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas, somente em 1960, quando uma famosa empresa de brinquedos fez uma promoção para aumentar as vendas, a data passou a ser comemorada. Desde então, o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Por falar em presentes, que tal prestarmos mais atenção nos brinquedos que pedimos? Na hora de escolher o que queremos ganhar é bom sempre pedirmos para um adulto verificar se não é algo perigoso para as crianças. Também temos de pensar bem se não estamos pedindo o presente só porque algum amigo ou alguma amiga tem ou vai ganhar. E depois de uns dias, vamos deixar o brinquedo jogado em um canto.

Uma dica da Turminha, é preferir brinquedos que você vai usar junto com outras crianças e até com adultos. Isso também ajuda você a conviver mais com os amigos e as pessoas da sua família. Alguns exemplos desses brinquedos: quebra-cabeça; dominó;  jogos de tabuleiro e bola.

Faça você mesmo

 

Rafinha com o cavalo de cabo de vassoura

Também podemos pedir como presente de Dia das Crianças que os adultos nos ajudem a fazer nossos brinquedos. O Rafinha aprendeu a fazer um chocalho. E agora ele vai ensinar os amigos da Turminha como fazer.

Material para o chocalho2 potinhos de iogurte; 1 rolo de fita crepe; 1 tesoura sem ponta; folhas de revistas velhas; cola branca líquida; sementes (arroz, feijão ou milho).

Modo de fazer:

1) coloque as sementes dentro de um dos potinhos e coloque o outro em cima para fechar;

2) passe a fita crepe na junção dos dois potinhos para selar bem,

3) recorte pequenos pedaços coloridos de folhas de revista velha (aproximadamente 2cm cada pedaço),

4) passe um pouco de cola em cada pedaço de papel cort

ado e vá colando nos potinhos já unidos até eles ficarem bem coloridos,

5) chame os amigos e faça uma animada roda de música!

Outros  brinquedos

Brinquedos Reciclados

E que tal fazermos brinquedos reciclados? Além da diversão, ajudam a preservar o meio ambiente. Olhem só que legal essas ideias que reunimos:


Doação e troca de brinquedos

Sab e aquele brinquedo que está lá no canto esquecido? O que acha de trocá-lo por outro? Hoje existem feiras de troca de brinquedos que incentivam as crianças a partilhar e conhecer brinquedos novos, com o objetivo de evitar o consumo exagerado.

Em Brasília, o Ministério do Meio Ambiente promove todos os anos a Feira de Trocas, a partir das 10h, no Parque Ana Lídia, que fica no Parque da Cidade.

Procure saber se em sua cidade tem uma feira de trocas e participe. Se não puder participar das feiras, pode tentar fazer a troca com seus colegas? Só não esqueça de  combinar antes com sua mãe, seu pai ou algum adulto da família. Você também pode fazer a doação de um brinquedo para quem não tem.

E sempre é bom lembrar que ser criança é muito mais que ganhar presentes. É se divertir e ser feliz com a família e os amigos todos os dias.

Fonte:

Dia das Crianças

 

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais