Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Saúde Turminha destaca Dia Mundial do Doador de Sangue

Turminha destaca Dia Mundial do Doador de Sangue

— registrado em: ,

Solidariedade, amor ao próximo, generosidade. Esses sentimentos traduzem bem a atitude das pessoas que reservam um tempo do seu dia a dia para doar sangue.

Para valorizar esse gesto e incentivar a população a adquirir o mesmo hábito, várias atividades são realizadas em todo o país no Dia Mundial do Doador de Sangue – 14 de junho. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2004, para homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente.

viaduto SP campanha doação de sangueEntre as ações programadas para este ano destacam-se caminhadas e corridas solidárias, distribuição de ingressos de cinema aos doadores e iluminação especial em monumentos de algumas cidades. Em São Paulo, por exemplo, desde o dia 1º de junho, o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade e a Ponte das Bandeiras estão refletindo luzes vermelhas para lembrar a campanha.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é o momento também de destacar alguns requisitos para a doação: a pessoa precisa estar em bom estado de saúde; pesar mais de 50 quilos; ter idade a partir de 16 anos (neste caso, precisa de consentimento do responsável); apresentar  documento oficial com foto; estar bem alimentado (cortando apenas alimentos gordurosos); e não ter ingerido bebida alcoólica. Também deve evitar fumar duas horas antes da doação e evitar praticar atividade física nas 12 horas anteriores à coleta de sangue.

Outras orientações, impedimentos e cuidados relacionados à doação de sangue foram listados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), de acordo com normas técnicas do Ministério da Saúde.

Sempre ligados em campanhas importantes como essa, os amigos da Turminha, enquanto não podem doar sangue, incentivam os adultos da família a praticar esse ato de solidariedade!


Fonte:
Hemocentro de Brasília
Instituto Nacional do Câncer
Foto: site da prefeitura de São Paulo
 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais