Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Saúde Direito à saúde O saneamento básico faz parte do direito à saúde?

O saneamento básico faz parte do direito à saúde?

Esta foi a pergunta de Antônio M. P. L. C., de 7 anos. Ele também disse: minha escola pediu para fazer uma pesquisa com os direitos das crianças e estou em dúvida, pois um dos direitos listados é o direito ao saneamento básico...???

O saneamento básico é importante porque sem água e esgoto tratados a população fica sujeita a contrair doenças contagiosas.  Além disso, as crianças pequenas são as que mais sofrem quando bebem água sem tratamento ou têm contato com esgotos que correm a céu aberto, pois ainda não adquiriram imunidade contra vários tipos de bactérias e vírus.

Aquelas que ingerem ou entram em contato com água contaminada podem ter doenças agudas, que têm como sintomas vômito, diarreia e febre. A diarreia traz o risco de desidratação, e a perda excessiva de líquidos pode até levar à morte.

De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas, as doenças provocadas por falta de tratamento da água consumida pela população ampliam a mortalidade infantil e podem causar perda da capacidade de aprendizado escolar de até 18% em crianças com menos de cinco anos.

Infelizmente, o Brasil ainda carece muito de saneamento básico, e essas obras precisam ser feitas para evitar doenças e para que todos possam viver em um meio ambiente saudável e equilibrado. Em 2010, mais da metade da população brasileira (54%) não tinha acesso à rede de esgoto, e apenas 30% do esgoto coletado era tratado.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo - Parcerias para universalizar o saneamento

 

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas por outras crianças (e suas respostas)  e também a nos enviar as suas dúvidas.

Ações do documento
Ferramentas Pessoais