Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Saúde Dicas de saúde Como as pessoas pegam tétano?

Como as pessoas pegam tétano?

— registrado em:

Esta foi a pergunta da Francisca, de 12 anos.

O tétano é uma doença grave, causada pelo bacilo tetânico, que pode estar presente em objetos de metal, de madeira, de vidro ou mesmo soltos no solo (pregos, latas, ferramentas agrícolas, cacos de vidro, galho de árvore, espinhos, pedaços de móveis e outros).

As pessoas podem adoecer quando, acidentalmente, sofrem lesões na pele (ferimentos, cortes, perfurações) por objetos deixados no ambiente e contaminados pelo bacilo.

Este é o chamado tétano acidental. Ele pode ser evitado pelo uso da vacina DPT (em crianças abaixo de seis anos) e da vacina dupla  dT  (a partir dos seis anos), além dos reforços a cada dez anos para quem já tem o esquema completo. As vacinas estão disponíveis, gratuitamente, nos serviços públicos de saúde.

O chamado tétano neonatal é quando a doença ocorre em recém-nascidos de dois a 28 dias de vida, filhos de mães não vacinadas. Os bebês podem ser contaminados durante o parto, quando o cordão umbilical é cortado com instrumentos mal esterilizados, ou após o parto, pelo uso de substâncias contaminadas no tratamento do umbigo.

O tétano neonatal pode ser evitado pela vacinação das gestantes durante o pré-natal, pela realização de parto asséptico (limpo) e pelo tratamento correto do coto umbilical.

Fonte: Ministério da Saúde

 

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas pelas crianças (e suas respostas)  e também a nos enviar as suas dúvidas.

Ações do documento
Ferramentas Pessoais