Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Comunicação e informação Professor Ari explica os perigos que corre quem não lê documentos antes de assiná-los

Professor Ari explica os perigos que corre quem não lê documentos antes de assiná-los

— registrado em: ,

O tema deste diálogo foi sugerido pelo internauta Alexander

icone-rod2.gifProfessor Ari, ontem eu tive que trazer uma autorização da escola para casa. Minha mãe tinha apenas que assinar, mas ela fez questão de ler tudo antes. Eu não entendi, não era apenas para ela assinar?
icone-ari2.gif
Ela fez muito bem, Rod! Não devemos assinar nenhum documento sem antes ler tudo o que está escrito, pois pode se tratar de algo que venha a prejudicar você e sua família.

icone-rod2.gif

 

 Mesmo tendo sido entregue por alguém conhecido?
 

Mesmo sendo alguém conhecido, porque essa pessoa também icone-ari2.gifpode estar sendo enganada. Grupos de estelionatários (criminosos que aplicam golpes para obter vantagem em decorrência do prejuízo de alguém) se aproveitam de pessoas inocentes para ganhar dinheiro. Inventam uma história e dizem que precisam da assinatura.

Um golpe muito comum é alguém dizer que você foi sorteado para ganhar uma quantia em dinheiro, mas que para receber o prêmio precisa assinar um determinado papel. Daí você começa a ler, e eles dizem que é bobagem, que não há nada demais naquele documento. Mas isso, muitas vezes, é mentira. Ao assinar o documento, você pode estar concedendo algum direito ao criminoso, como uma permissão para que ele acesse sua conta bancária.

 

icone-rod2.gifE na internet, quando alguns sites pedem nossos dados para fazer cadastro ou comprar alguma coisa? Também devemos ter cuidado com isso?

 

 Exatamente, Rod. Principalmente na internet, porque você não sabe quem icone-ari2.gifestá do outro lado do computador. Além de preencher alguma coisa, é necessário saber qual a origem do site, se ele é confiável. Relacionar-se na internet pode ser tão perigoso quanto relacionar-se com estranhos na rua. É difícil sabermos quais são as reais intenções de pessoas desconhecidas, por mais que nos deixem uma boa impressão inicial. Por isso, todo esse cuidado!
 

icone-rod2.gifEntendi. Então sempre antes de assinar qualquer documento é preciso lê-lo do início ao fim e entender tudo o que está escrito lá. Também é necessário pedir aos meus pais que me acompanhem quando eu precisar informar algum dado meu ou da minha família em sites da internet, como nome, sobrenome, endereço, telefone, local de trabalho, a escola em que eu estudo, etc.

 

icone-ari2.gif

 Isso mesmo, Rod! Para evitar problemas no ambiente virtual e evitar ser vítima de pedofilia, pornografia, exploração ou abuso sexual infanto-juvenil, não dê informações pessoais para estranhos. 

 


Saiba mais
:
Você sabe se cuidar nas redes sociais?

Pesquisa da Safernet mostra hábitos de uso da internet

A internet é legal, mas pode ser perigosa

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais