Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Comunicação e informação Internet segura Pesquisa mostra também perfil de uso entre os professores

Pesquisa mostra também perfil de uso entre os professores

— registrado em: , , ,

A pesquisa da SaferNet Brasil denota que, entre os professores, 83,78% usam a internet todos os dias e acessam principalmente na escola e em casa, no computador da família. As atividades preferidas pelos educadores na internet são as pesquisas e estudos (84%), uso do e-mail (64%) e a busca por atualidades (63%).

 

Dentre as atividades preferidas na internet, 79% dos professores responderam que usam sites de relacionamento, especialmente o Orkut, preferido por 91% dos participantes da pesquisa. 60% deles também afirmaram que possuem ao menos um amigo que conheceram pela internet e 25,58% possuem mais de onze amigos virtuais.

 

Um dado que chama a atenção é o fato de que metade dos entrevistados informou que já ter compartilhado fotos na internet. Cerca de 39,53% deles já divulgaram o sobrenome e 41,86% a data de aniversário.

 

Segundo a pesquisa, apenas 16% dos educadores já se arriscaram a ter um contato presencial com amigos virtuais e 33% deles admitem que se arriscariam a encontrar um amigo conhecido através da internet, desde que outro amigo de confiança soubesse do encontro. No entanto, cerca de 77,4% dos educadores conhecem alguém que já se encontrou com amigos virtuais.

 

Medidas de proteção

Para 80% dos educadores que responderam a pesquisa, é urgente a necessidade de as escolas tratarem o tema segurança na internet constantemente e não de forma pontual. Cerca de 67,44% discutem em sala de aula os efeitos das tecnologias na vida dos alunos. Já para 74,42% é urgente a necessidade de capacitação para que os educadores aprendam melhor a usar as tecnologias, sendo que 90,7% deles gostariam de receber orientações e sugestões de material sobre segurança na internet.

 

» Confira o resultado da Pesquisa com Alunos.

» Confira o resultado da Pesquisa com Educadores.

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais