Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Comunicação e informação Internet segura Ações das escolas no combate e prevenção ao ciberbullying

Ações das escolas no combate e prevenção ao ciberbullying

Todos os dias ouvimos casos de crianças e adolescentes que são humilhados por colegas em sala de aula. É uma prática de violência conhecida como bullying. Com a utilização de ferramentas da internet e outras tecnologias de informação e comunicação, uma forma ainda mais cruel de bullying tem sido utilizada, trata-se do ciberbullying. São mensagens com conteúdo depreciativo, xingamentos e humilhações que se propagam com uma velocidade inacreditável e saem do espaço escolar. A vítima fica exposta a ameaças e provocações que são repassadas milhares de vezes e por muito mais tempo. Além disso, o agressor não é identificado. Segundo especialistas, o combate a essa prática passa pela escola.

Para saber o que algumas escolas estão fazendo para prevenir este tipo de violência a Turminha do MPF foi ao colégio Mackenzie, em Brasília e entrevistou a orientadora Vânia Peralta e a coordenadora de educação básica Rosimeiry Castro. Também assistiu a uma palestra que abordou o tema cyberbulling. Nela, o supervisor  técnico Dênis Brandão orientou os alunos sobre a responsabilidade que temos quando repassamos informações e mensagens na internet.

Pense antes de postar

Além de ler a entrevista, aproveite para ver um vídeo  muito interessante feito pelo nossos amigos da Assessoria de Comunicação do MPF na Paraíba. O nome do vídeo é Sexting - Quando o sonho vira um pesadelo. Ele faz um alerta sobre os conteúdos que compartilhamos no  mundo virtual.

 

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais