Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Comunicação e informação Internet segura

A Internet é legal, mas pode ser perigosa

— registrado em: , ,

img1_texto_intenet_segura

Ainda que seja considerada o maior meio de comunicação criado pelo Homem, a Internet não permite o controle da troca de informações pelos internautas. Ela é capaz de eliminar as fronteiras, promover a inclusão social e é conveniente pela rapidez e facilidade que proporciona às pesquisas e brincadeiras das crianças. No entanto, nem tudo é vantagem no mundo virtual e os problemas não se resumem a vírus e ataques de crackers (programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos). 

img3_texto_intenet_segura


Na Internet muitas pessoas ficam expostas e com isto acabam sendo vítimas de golpes, roubos, entre outros crimes. As crianças também estão sujeitas aos perigos na rede. Por isso, nossos amiguinhos devem ter muito cuidado com os sites em que brincam, e os pais precisam estar atentos aos conteúdos acessados pelos filhos. Para evitar a invasão de privacidade é preciso ter cuidado ao expor fotos, vídeos e informações pessoais. Dados como endereços, números de telefone, sobrenome, escola onde estuda jamais devem ser fornecidos.

img2_texto_intenet_segura

As redes sociais como orkut, facebook e twitter, e os sites com sala de bate-papo (chats) merecem atenção dos familiares, pois muitos se escondem atrás de um suposto anonimato para cometer crimes contra as crianças, como o cyberbulling, que é uma prática realizada na Internet que busca humilhar e ridicularizar as pessoas. E, infelizmente, ferramentas para melhorar e facilitar a vida de muita gente estão sendo usadas para insultar e menosprezar os internautas. 

img4._texto_intenet_segura

A pedofilia e o cyberbulling não são os únicos crimes cometidos pela Internet. Os adultos precisam ter extremo cuidado ao realizar compras online, pois os prejuízos ao informar dados bancários podem ser imensos. Os usuários também correm risco quando recebem mensagens estranhas prometendo dinheiro fácil ou histórias comoventes de crianças morrendo e que precisam apenas de uma pequena doação para realizar uma cirurgia ou comprar remédios. Este tipo de prática denomina-se Spamming e é considerada a maior praga na Internet.

img5_texto_intenet_segura

As crianças também ficam sujeitas a receber emails inconvenientes. Sem ter noção do que é ou não perigoso, elas correm o risco de abrir emails com material pornográfico. Para evitar o assédio ou o abuso sexual na Internet, não deveriam navegar sem a supervisão do responsável ou de um adulto. Então, amiguinhos, peçam sempre autorização e orientação aos pais, pois vocês podem conhecer pessoas perigosas enquanto navegam.

img6_texto_intenet_segura

A Internet é muito legal para brincar, jogar, estudar, conversar com amiguinhos da escola e parentes que estão longe, conhecer mais sobre desenhos e personagens preferidos, ouvir músicas e ver filmes. Mas lembrem-se: ficar muito tempo em frente ao computador não é bom. Além de causar problemas na postura, prejudica o rendimento escolar. 
 

Leia também o Glossário de crimes cibernéticos

Fonte: https://www.safernet.org.br/site/

Ações do documento
Ferramentas Pessoais