Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Educação Escola e Alunos Quais são os direitos e deveres dos alunos?

Quais são os direitos e deveres dos alunos?

Esta foi a pergunta da Jéssica A., de 13 anos.

Resposta da Turminha:

Oi, Jéssica. Sua pergunta provocou grandes discussões entre nós. Cada um deu um palpite e agora vamos resumir pra você o que nós achamos que são os direitos e deveres dos alunos. Veja bem, isso não está na lei, é apenas nossa opinião.

Algumas escolas estabelecem os direitos e deveres dos seus alunos, mas achamos que o mais democrático seria fazer como o filósofo Aristóteles fez. Ele deixou que seus alunos estabelecessem as regras e como eram normas que eles próprios se impunham, elas eram seguidas por todos. Vamos começar pelos direitos que nós, da Turminha, achamos que os alunos têm.

Nossos direitos

icone-sol.gif

Achamos que temos o direito de fazer quantas perguntas tivermos necessidade de fazer aos nossos professores até que eles consigam deixar claro para nós os assuntos que estão ensinando.

Também temos o direito de nos reunirmos para debater as questões mais difíceis com os nossos colegas, pois nem sempre conseguimos resolvê-las sozinhos.

icone-munani.gif
icone-maressa.gif

Outro direito muito importante que temos é o de sermos tratados com respeito pelos professores. Às vezes eles perdem a paciência quando fazemos perguntas demais e não podem se irritar com a nossa curiosidade, pois sem ela ninguém aprende.

Também temos o direito de ter aulas boas, preparadas pelos professores por meio de consulta aos melhores livros didáticos, e que eles saibam transmitir os conteúdos de forma agradável e interessante. Afinal, ninguém merece assistir uma aula chata, não é mesmo?

icone-alex.gif
icone-rafinha.gif

 Temos direito ao nosso recreio com tempo suficiente para comer o lanche e ainda brincar um pouquinho.

Quando ficamos doentes, temos o direito de receber do professor uma ajuda para recuperar a aula ou prova que perdemos.

icone-malu.gif
icone-rod.gif

Além de fazer perguntas, temos o direito também de comentar aquilo que o professor está ensinando e ele tem o dever de nos ouvir com respeito e dialogar conosco amigavelmente sobre as nossas ideias. Ele não pode ser o único a falar durante a aula, pois temos o direito de expressão garantido na lei maior do país, que é a Constituição. Mas esse respeito deve ser mútuo, pois nós também temos o dever de falar com o professor de maneira educada e cortês. Não podemos interpelá-lo de forma rude ou grosseira.

Nossos deveres:

icone-sol.gif

Temos o dever de estudar os assuntos ensinados e fazer os deveres de casa. Mas os nossos deveres como alunos não são apenas os de estudar e tratar bem o professor. Também temos o dever de tratar com respeito e dignidade nossos colegas e os funcionários da escola.

Temos o dever de não faltar às aulas sem um motivo justificável e de não chegar atrasados, pois, além de perder parte da aula, interrompemos o professor e dispersamos a atenção dos colegas quando chegamos depois que a aula já começou.

icone-munani.gif
icone-maressa.gif

Temos o direito de falar com o professor sobre as nossas dúvidas e dar opiniões a respeito da matéria dada, mas também não devemos interrompê-lo a cada segundo, pois ele tem um conteúdo a nos transmitir e precisa ser ouvido com atenção.

 

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas pelas crianças (e suas respostas)  e também a nos enviar as suas dúvidas.

Leia também:

O que é a escola?

Ações do documento
Ferramentas Pessoais