Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Educação Escola e Alunos O que é a escola?

O que é a escola?

— registrado em: ,

Esta foi a pergunta do Gustavo, de 8 anos.

Resposta do professor Ari : Gustavo, você tem oito anos e já deve ir à escola, não é mesmo? Como uma criança que está em idade escolar e, pela lei, deveria estar estudando, suponho que você já saiba o que é a escola, e que sua pergunta talvez mostre uma preocupação em entender melhor a função dela. Você  pode estar se perguntando por que é importante ir à escola e o que ela tem a lhe oferecer. Estou certo?

Ao longo dos séculos, nossa civilização foi adquirindo conhecimentos sobre o mundo e a natureza e esse saber vem sendo transmitido de geração a geração através da educação que recebemos na escola. As matérias que estudamos nos bancos escolares, como a nossa língua materna e as línguas estrangeiras, a matemática, as ciências, a história, geografia, e tantas outras que aparecem mais tarde no currículo do ensino médio, custaram muito esforço de pesquisa para chegar ao patamar que alcançaram hoje. Por isso, seria uma pena deixar que esse aprendizado de séculos se perdesse, o que aconteceria se ele não fosse transmitido às novas gerações. Assim, uma das funções da escola é transmitir esse conhecimento adquirido pelos nossos antepassados.

Mas será que é apenas essa a função da escola? Visto que os conhecimentos vão sendo superados ou aprimorados por novas descobertas a cada dia, aqueles que aprendemos em algumas matérias da escola como, por exemplo, a física, a química e a biologia, também podem não ser mais válidos daqui a alguns anos. Nesse caso, podemos nos perguntar: então para que serviu aquela educação? Mas será que ser educado é apenas aprender esses conteúdos que vem sendo passados de geração em geração?

Aprender a pensar - É certo que não podemos ignorar a herança cultural da nossa civilização se quisermos participar realmente dela, mas isso não basta para nos tornarmos uma pessoa educada. A educação que recebemos na escola não pode se limitar aos conteúdos transmitidos pelo professor e pelos livros didáticos. Precisamos aprender também a pensar sobre esse conhecimento e dar a ele o nosso próprio significado. Fazendo isso, estaremos ajudando a construir o saber, e não apenas recebendo-o pronto.

E para podermos refletir sobre o que nos é ensinado, é preciso que a escola seja democrática, que os professores ouçam com atenção o que os alunos têm a dizer sobre as matérias que estão aprendendo, que permitam a eles fazerem perguntas e investigar os pontos que ainda não compreenderam ou aceitaram completamente como verdadeiros. Esse é também um aprendizado para o professor, aceitar ser sabatinado pelos seus alunos. Se ele assim o fizer, estará realmente ensinando seus alunos a pensar, e não sendo apenas um transmissor de conhecimentos.

Uma escola democrática - Uma aula em que apenas o professor fala e os alunos ficam escutando docilmente, sem poder contribuir com o que pensam sobre a matéria ensinada, não é uma aula que possamos considerar democrática. E para que a criança goste de aprender ela precisa ter permissão para dar sua opinião sobre os assuntos tratados, ou outros do seu interesse. Ou seja, ela deve ser estimulada a pensar por si mesma e saber que seu pensamento será respeitado pelo professor. Mesmo que não concorde com as ideias apresentadas pelos alunos, o professor deve ter o hábito de ouvi-los e estabelecer um diálogo respeitoso e democrático na sala de aula.

Essa é realmente uma das mais importantes funções da educação: ensinar a pensar e a dialogar com os colegas e professores, respeitando as opiniões diferentes das nossas, mas sabendo como defender nossos pontos de vista com argumentos coerentes e bem fundamentados. Muito mais do que apenas saber conteúdos e encontrar respostas para todas as perguntas, é importante aprender a fazer perguntas, e descobrir quais são os verdadeiros e importantes problemas que precisamos investigar.

E isso parece que você vem aprendendo bem, pois, como toda criança que não é reprimida na sua curiosidade, faz perguntas sobre as coisas que gostaria de investigar e compreender melhor. Continue assim, pois é perguntando e investigando os temas que lhe causam perplexidade ou dúvida que você estará também contribuindo para construir o conhecimento, em vez de apenas recebê-lo pronto de outras pessoas.

Leia também:

Por que tem crianças que sempre estudam por obrigação?
 

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas pelas crianças (e suas respostas).

Ações do documento
Ferramentas Pessoais