Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Educação Em busca de melhorias na educação

Em busca de melhorias na educação

— registrado em: ,

Duas escolas na zona rural e uma na área urbana de Traipu, em Alagoas, receberam a visita do MPF na primeira quinzena de abril. As procuradoras da República Raquel Teixeira Maciel Rodrigues e Roberta Lima Barbosa Bonfim foram ver de perto as instalações físicas, elétricas e sanitárias das escolas, a preparação da merenda e o transporte escolar. Elas também conversaram com diretores, professores, merendeiras e alunos e questionaram o funcionamento de programas federais para a educação.

Essa foi a primeira de uma série de visitas que o MPF vai fazer com o intuito de verificar as condições de funcionamento de escolas públicas.  A escolha do município sertanejo Traipu, distante 180 quilômetros de Maceió, leva em conta seu baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Com essa ação, o MPF visa um incremento nos índices da educação básica em Alagoas, tanto recomendando ações de fácil implementação, quanto traçando estratégias junto aos gestores para curto e médio prazo.

Ideb -  Criado em 2007, o Ideb mede a qualidade de cada escola e rede de ensino. O indicador é calculado a partir de dados sobre aprovação escolar obtidos no censo escolar e de médias de desempenho na Prova Brasil e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). É com base nos resultados do Ideb que o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos.

Em 2012, por exemplo, o Ministério Público Federal recomendou (recomendação é uma forma extrajudicial de atuação do MPF) que o Governo de Mato Grosso do Sul divulgasse de forma ampla os resultados e metas anuais, desde 2005, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, em todos os locais públicos de grande movimentação de pessoas.
Essa divulgação permite que o cidadão compare os índices de cada ano e verifique se a escola de seu filho, por exemplo, está melhorando ou não. Com as informações, é possível cobrar melhoria na qualidade da educação no estado.

Fontes:

Assessoria de Comunicação do MPF em Alagoas
(82)2121-1478/ 8827-8847/8835-9484
www.pral.mpf.gov.br
ascom@pral.mpf.gov.br
@mpf_al

Assessoria de Comunicação Social do MPF em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento
Ferramentas Pessoais