Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Educação

Turminha lembra o Dia da Educação - 28 de abril

— registrado em: ,

Educação.  Essa palavrinha não sai dos noticiários. Seja para ressaltar a importância de investimento nessa área,  para divulgar os índices de analfabetismo ou  nos casos de alunos que enfrentam dificuldades para chegar às escolas.

educação

Apesar de tudo isso mostrar que a questão ainda é séria no Brasil, o Dia da Educação – 28 de abril – sempre merece ser comemorado.

Para começar, é  bom relembrar que educação é um direito fundamental de todos os brasileiros e um dever do Estado.  É o que está escrito na Constituição (a Lei Maior do nosso país). Além disso, a educação  abre portas para outros direitos, como saúde, trabalho e lazer.

Vale destacar, ainda, o papel da família no processo de educação. Os pais ensinam aos filhos o que julgam ser certo e como devem se comportar. Isso acontece principalmente com o exemplo que dão no dia a dia, por meio de sua forma de agir dentro de casa e de se relacionar com o mundo.

A função da família é complementada pela escola, que, além de ensinar a vida em sociedade, habilita o jovem a escolher um ofício e ser economicamente produtivo. Também é importante definir uma área de atuação e se especializar, pois as novas tecnologias e conhecimentos exigem uma formação cada vez maior dos candidatos aos novos empregos.

É claro que o Ministério Público está por perto para garantir o direito de todos à educação. Quem coordena a atuação dos membros do MPF nesse tema é a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, com a colaboração de seu Grupo de Trabalho.

Para completar a comemoração do Dia da Educação falta saber: o que é educação para você? Mande seu comentário pelo e-mail  turminha@mpf.gov.br  Você pode conferir aqui as respostas de outros colegas sobre o assunto.

Ações do documento
Ferramentas Pessoais