Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Educação PGR apresenta proposta do "Escola Cidadã" aos coordenadores de escolas do DF

PGR apresenta proposta do "Escola Cidadã" aos coordenadores de escolas do DF

— registrado em: , ,

Vinte e cinco coordenadores de escolas públicas e particulares do Distrito Federal compareceram à Procuradoria Geral da República, no dia 7 de agosto, para conhecer a proposta de revitalização do programa "Escola Cidadã". A iniciativa busca aproximar escolas da instituição e contribuir para a formação cidadã de crianças e jovens.

Escola Cidadã 2014Nos próximos meses, o programa terá como foco alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, com visitas semanais, e abordará com os estudantes temas como eleição e honestidade. Também serão realizadas visitas mensais para alunos do ensino médio. Para 2015, será analisada a viabilidade de estender o Escola Cidadã para outras séries.

Durante o encontro, os coordenadores conheceram a estrutura do Ministério Público brasileiro e puderam ver a proximidade das áreas de atuação do Ministério Público Federal com as temáticas transversais trabalhadas pelas escolas, como meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, trabalho e consumo.

Nas visitas guiadas à PGR, os estudantes conhecem a estrutura física da instituição com ênfase no Memorial do MPF. Narrações de histórias, esquetes teatrais, exibição de vídeos da Turminha do MPF, lanche e registro fotográfico também fazem parte da programação.

Para participar, as escolas do DF devem fazer o agendamento por meio de formulário disponível no site da PGR. A visitação dura cerca de duas horas e o MPF oferece transporte de ida e volta.

Presentes no encontro, as coordenadoras dos colégios Moraes Rêgo, Eliana Buzanelli, e Marista João Paulo II, Meire Silva, aprovaram a iniciativa e disseram acreditar nos bons resultados da parceria: "Achamos muito interessante, pois são temas compatíveis com o que ensinamos nas escolas", afirmaram. De acordo com Meire, "se as crianças conhecerem seus direitos e deveres, com certeza crescerão como cidadãos mais conscientes".

Ações do documento
Ferramentas Pessoais