Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Direitos Humanos 14 de Julho: Dia da Liberdade de Pensamento

14 de Julho: Dia da Liberdade de Pensamento

icone-ari2.gif

 Turminha, vocês sabem que 14 de julho é o  Dia da Liberdade de Pensamento?

 

icone-rafinha2.gif

 Sei sim, professor. E sei também que 14 de julho ficou marcado na história pela Queda da Bastilha, que ocorreu em 1789 e foi decisiva para o início da Revolução Francesa.

 

icone-sol2.gif

 O que é esta tal de Bastilha?

 

icone-ari2.gif
 A Bastilha era uma prisão do Estado francês, onde ficavam presos todos que discordavam do regime monárquico ou se expressavam contra a política e a religião dominante à época. O povo de Paris invadiu a fortaleza onde funcionava a prisão.
 


icone-malu2.gif

 Professor, é da época da revolução Francesa o slogan “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, não é?

 


icone-ari2.gif
 Sim, Malu. Muitas ideias e documentos ligados aos direitos humanos são herança daquela época. Por pressão dos revolucionários, em 26 de agosto de 1789, a Assembleia Nacional Constituinte da França proclamou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que tinha como um dos pontos principais a liberdade de pensamento e opinião.
 


A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
também foi base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem, entre eles:

Artigo 18:  “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

Artigo 19: “Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”



Leia Mais:

A defesa das liberdades na Declaração Universal dos Direitos Humanos
 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais