Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Proteção contra o Trabalho infantil Cartão vermelho ao trabalho infantil

Cartão vermelho ao trabalho infantil

Aproveite a Copa do Mundo e ajude o Brasil a marcar um gol contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes

Cartão vermelho para o trabalho infantilOuça aqui o spot da campanha >>

Veja cartilhas feitas para crianças >>

A partir de 11 de junho, o Brasil e vários países formam uma grande torcida para que seus times marquem muitos gols e conquistem uma medalha na Copa do Mundo de Futebol.

A Copa é realizada de quatro em quatro anos, e desta vez o país-sede é a África do Sul. Que tal aproveitar o espírito de confraternização e ajudar a marcar um gol contra um dos problemas que atingem muitas crianças e adolescentes em todo o mundo?

O nome desse problema é exploração do trabalho infantil.

É PROIBIDO o trabalho antes dos 16 anos. A exceção é o trabalho como APRENDIZ, que  é permitido a partir dos 14 anos.

Mas, infelizmente, o trabalho infantil é uma realidade em muitas regiões do Brasil e em outros países, especialmente nos subdesenvolvidos.

Por isso, entidades nacionais e internacionais atuam de diversas formas para eliminar todas as formas de trabalho que contrariam os direitos humanos e as leis do trabalho, e, entre outras atividades, incentivam o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).

Neste ano, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) aproveitam a Copa para promover a campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil - Marque um gol: contra o Trabalho Infantil.

O garoto propaganda da campanha é Robinho, jogador da seleção brasileira de futebol, que cedeu o direito de imagem sem cobrança de cachê.

O objetivo é refletir sobre temas como: a urgência para se eliminarem as piores formas de trabalho infantil; os esforços locais, nacionais e mundiais contra todas as formas de trabalho infantil, como parte das estratégias de redução da pobreza, proteção social e educação; a construção de um compromisso político e popular para o combate ao trabalho infantil, com a sociedade civil assumindo um papel de liderança no esforços para a conscientização.

Fique por dentro:

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais