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Turminha define temas da peça sobre a Constituição

 

ari.gifProfessor Ari: Olá, Turma. Hoje vamos combinar como vai ser a peça em homenagem ao aniversário da Constituição de 88, não é isso?
Malu: Sim. Vamos resolver logo por que estou ansiosa para fazer o roteiro.

Professor Ari:  Então, é bom lembrar que o Brasil já teve sete Constituições Federais até hoje, mas a atual é a mais democrática de todas. Ganhou o apelido de Constituição Cidadã.
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Sol:
Por que esse apelido?

Professor Ari: Porque ampliou as garantias e liberdades das pessoas. Por exemplo, restabeleceu as eleições livres e diretas, o direito de voto para os analfabetos e acabou com a censura.  A Constituição Cidadã está organizada em  nove títulos, com 245 artigos dedicados a temas como os princípios, direitos e garantias fundamentais, organização do estado, dos poderes, defesa do estado e das instituições, tributação e orçamento, ordem econômica e financeira e ordem social.

Malu: Ufa, quanta coisa! E agora, alguém pensou sobre o que vamos falar na nossa peça?

rod.gifRod: Eu pensei assim: como a Constituição é muuuito grande, a gente podia escolher alguns artigos para interpretar.

Malu: A ideia é essa. Mas como vamos escolher esses artigos? 

Munani: Eu escolho o artigo 231!

Malu: Ah, já sei o motivo. Você quer representar você mesmo, né?

Munani: Vai ser fácil. Nem preciso ensaiar muito. Posso mostrar como defender o direito de expressar minha cultura, o respeito aos meus costumes e terras.

Maressa: E o que mais? Acho que tem uma parte que fala da família, da criança, do adolescente e do idoso...

Malu: Sim, podemos falar sobre esse capítulo. Aí cada um escolhe um personagem para falar dos direitos.
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Professor Ari: Quanto à educação, podemos ter uma criança  representando o direito à educação e de ser matriculada em escola pública, de acordo com  os artigos 205 e 208 da Constituição.

Rod: E o cenário da peça? Onde vai acontecer a história?

Malu: Eu pensei num almoço de família onde todos conversam sobre vários assuntos... E eu, como dona Constituição, sento na cabeceria da mesa.

alex e boris.gifSol: Gostei da parte do almoço. A sobremesa pode ser o bolo de aniversário da Constituição.

Alex:  Eu posso ser uma visita que vai representar o direito dos deficientes físicos, citado em vários artigos, como o artigo 23.

Rod: Eu queria ser o jovem de 16.

Maressa: Queria falar sobre meio ambiente, mas não sei qual é o artigo...

Professor Ari: Muito bem, Maressa. Você tem que ler direitinho o artigo 225.

Sol: E eu, gente? e eu?

Alex: Você, com certeza, vai ser a caçula da família perguntadeira!
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Malu: Acho que já está bom. Assim que o roteiro estiver pronto, eu mostro para vocês.

Todos: Legal!! Vê se não demora!

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