Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Por que minha tia não me deixa sair de casa se eu já sou um pouquinho grande pra isso?

Por que minha tia não me deixa sair de casa se eu já sou um pouquinho grande pra isso?

Esta foi a pergunta da Marlene, de 14 anos. Ela também disse: Oi gente!! Eu adoro vocês! O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que toda criança tem direito de ir e vir, certo? O que eu devo fazer??

Resposta da vó Zita: Olá, Marlene, como vai você? Sua tia está deixando você muito tempo dentro de casa? Converse com ela sobre a sua necessidade de sair mais. As crianças e os adolescentes são como pássaros alvissareiros que gostam de saltar de galho em galho, observando a natureza ao seu redor e cantando de alegria pela liberdade de poderem voar sem entraves. No entanto, crianças e adolescentes não podem viver como passarinhos, que têm todo o tempo do mundo para curtir sua liberdade.

Os seres humanos têm necessidades que precisam ser educadas para que a convivência em sociedade seja possível. Se forem livres para voar quando querem, esquecem que a vida exige de nós disciplina com os estudos, horários para trabalhar as tarefas da escola e para brincar com os amigos ou dar um passeio. Talvez você esteja mesmo sendo privada da sua liberdade de ir e vir. Eu não conheço o seu caso, mas pode ser que sua tia esteja apenas querendo disciplinar os seus horários, para que você não deixe de ser uma boa estudante por passar horas demais na brincadeira fora de casa.

É uma questão de bom senso da sua parte e da dela. Os jovens precisam ter convivência com os seus pares. Isso é muito importante para que cresçam saudáveis e possam conquistar seu espaço no grupo social em que vivem. No entanto, é preciso também lembrar-se dos deveres que todos temos nas nossas vidas, sejamos nós adultos, crianças ou adolescentes.

Se você vive com sua tia, e é ela a pessoa responsável pela sua educação, procure avaliar a situação e ponderar se o que você está querendo é apenas o direito que lhe cabe de ter amigos e poder estar com eles, como todos os jovens da sua idade, ou se o que você está cobrando dela é a permissão para um tempo excessivo de lazer. Não podemos nos esquecer que, mesmo quando já somos adolescentes, temos obrigações para com nossos pais ou responsáveis e devemos a eles obediência enquanto estivermos dependentes da sua guarda e proteção.

A sua tia talvez esteja querendo que você fique mais tempo em casa por querer também compartilhar da sua companhia ou, quem sabe, ela pense que você precisa de mais dedicação aos estudos. Aceite as orientações dela, mas não deixe também de conversar com ela sobre os seus sentimentos em relação a isso. Você duas, se fizerem um esforço para se compreenderem, conseguirão chegar a um entendimento sobre o que cada uma considera importante quanto a essa questão de ser livre para ir e vir.

 

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas pelas crianças (e suas respostas)  e também a nos enviar as suas dúvidas.

Ações do documento
Ferramentas Pessoais