Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Direitos das crianças Proteção contra abuso e exploração sexual Internet Segura: MPF produz animação sobre Sexting
Início

     

     
 

   
  

 
   

  

 

Internet Segura: MPF produz animação sobre Sexting

O sexting envolve o envio de fotos sensuais e mensagens de texto eróticas (no celular ou internet) por adolescentes e jovens.

Sexting

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) produziu a animação "Sexting: quando o sonho vira um pesadelo..." como parte das ações para comemorar o Dia Mundial da Internet Segura. A animação foi feita baseada na cartilha SaferDicas, elaborada pela SaferNet, e está disponível no site de compartilhamento de vídeos Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=irINobov3BA.

 

O roteiro, desenhos e animação em flash foram desenvolvidos pela Assessoria de Comunicação do MPF/PB.

Segundo informações da cartilha SaferDicas, o sexting é uma palavra originada da união das palavras em inglês sex (sexo) + texting (envio de mensagens). O sexting descreve um fenômeno recente no qual adolescentes e jovens usam seus celulares, câmeras fotográficas, contas de email, salas de bate-papo, comunicadores instantâneos e sites de relacionamento para produzir e enviar fotos sensuais de seu corpo (nu ou seminu). Envolve também mensagens de texto eróticas (no celular ou internet) com convites e insinuações sexuais para namorado(a), pretendentes e/ou amigos(as).

Esta é a segunda animação, produzida pelo MPF na Paraíba como parte do termo de cooperação com a Sarfernet para o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para a educação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores, incluindo material didático e apresentações disseminadas por meio impresso, eletrônico, analógico, digital, ou de forma presencial, em escolas, associações e outras instituições ligadas à educação. Tudo sempre com o intuito de disseminar a cultura da segurança online e da prevenção e combate a conteúdo ilícito na internet, primordialmente para proteger e preservar a integridade física, psicológica e moral de crianças, adolescentes e jovens.

A primeira animação também pode ser vista aqui no site da Turminha ou no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=IoQK5KyD2y4

Na terça-feira, 8 de fevereiro, foi comemorado Dia Mundial da Internet Segura, uma iniciativa que mobilizou 65 países a promover o uso seguro da internet. O tema deste ano foi "Estar online é mais que um jogo. É sua vida". As ações desenvolvidas em todo o país podem ser acessadas no endereço http://www.safernet.org.br/site/sid2011/agenda. O dia é uma ideia organizada pela Rede Insafe, que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da internet nos países da União Europeia.

Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo:

Ações do documento
Ferramentas Pessoais